terça-feira, 7 de julho de 2009

A PLUMAGEM E A MUDA


Nos canários o período de muda realiza-se nos meses de verão. Durante este período, a alimentação deve ter as substâncias nutritivas necessárias para a formação da nova plumagem. É fácil de compreender que a formação de uma nova plumagem, traz consigo um aumento das necessidades alimentares, principalmente no que diz respeito aos ácidos aminados sulfurados, como a metionina. Este é o aminoácido mais importante para a formação da plumagem.
Época capital na vida de uma ave, a muda é desfavoravelmente influenciada por qualquer estado de fadiga, por isso, a administração de vitaminas e sais minerais é altamente benéfico. Se não oferecermos uma alimentação são e equilibrada aos nossos canários, estaremos a prejudicar a saúde deles e a estimular o hábito da picagem, deteriorando a plumagem, especialmente prejudicial aos canários de factor mosaico, com o aparecimento dos temíveis quistos.



Nos canários de cor vermelha, a muda é o período durante a qual é possível reforçar e avivar esta coloração recorrendo para esse fim à administração, através da alimentação, de pigmentos carótenoides (cantaxantina, carophil, beta-caroteno), a fim de que o dito factor possa desenvolver-se na sua máxima intensidade, de acordo com as suas possibilidades genéticas.
Não esquecer que a muda cria uma situação de stress e debilidade nos canários, pelo que as suas defesas orgânicas estão mais reduzidas, sendo mais vulneráveis a qualquer infecção.

A alimentação na muda

A alimentação nesta altura deve ser abundante e variada, dar uma alimentação rica em matérias azotadas e sobretudo em amino-ácidos sulfurados (cystine e metionina), papa de ovo com um pouco de levedura de cerveja, verdura e frutos variados, aveia descascada (rica em metionina) e na água dar vitaminas e um suplemento alimentar rico em elementos minerais e oligoelementos. Para o brilho da pena dar sementes de linho, com moderação, administrando na papa óleo de girassol .

Alguns conselhos

É preciso proporcionar bastante espaço às nossas aves, por isso os voadores devem ser espaçosos, para que elas desenvolvam bem os seus músculos. Dar banhos com frequência e nebulizações, pois isto facilitará a renovação da plumagem e ao mesmo tempo, o aumento da humidade ambiental, diminuirá a picagem. Para evitar a picagem controlar o excesso de luminosidade, temperaturas elevadas, ambiente muito seco e sobrelotação de aves.
Fazer a desparasitação com um insecticida de uso ornitológico para a eliminação de ácaros.

Nota: Para os canários de factor vermelho evitar dar vitaminas do Grupo A, pois o excesso desta pode provocar a cegueira dos canários, dado que o corante Beta-coroteno é fonte de vitamina A. O ideal será dar vitaminas do Grupo B. Também é conveniente administrar na papa vitamina E, como é um antioxidante facilita a absorção do corante.

Sem comentários:

Enviar um comentário